Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU orienta moradores da comunidade quilombola de Volta Miúda (BA)

    há 5 anos

    Salvador - Representando a Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia, o defensor federal Ricardo Fonseca reuniu-se na manhã de quarta-feira (24) com lideranças da comunidade quilombola de Volta Miúda, no município de Caravelas (BA). O intuito da reunião foi ouvir as demandas da comunidade e oferecer assistência no processo de certificação da área que, segundo os moradores, é alvo de exploração por uma empresa de celulose e papel.

    Os moradores do quilombo acusam a empresa de prática inadequada do manejo de eucalipto na região, com aplicação de agrotóxicos que causam danos à saúde dos habitantes e animais da comunidade. Além disso, a Associação dos Produtores Remanescentes Quilombolas de Volta Miúda relata diversos problemas de degradação socioambiental por poluição e contaminação que têm afetado os mananciais que irrigam o quilombo.

    De acordo com os quilombolas, o uso indiscriminado dos agrotóxicos tem causado nos moradores náuseas, vômitos, alergias, dormências físicas e fortes dores estomacais, dentre outras reações. Já os animais silvestres e domésticos estão sendo encontrados mortos devido à contaminação no interior das plantações e pela intensa movimentação de caminhões e outros veículos.

    Para o defensor federal, a reunião foi muito importante para esclarecer as dúvidas dos quilombolas. “É uma comunidade que necessita de uma assistência, principalmente em relação ao processo de certificação do território que já está em andamento”, afirmou Fonseca.

    LAM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4474
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações270
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-orienta-moradores-da-comunidade-quilombola-de-volta-miuda-ba/641582278

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)