Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    13ª edição do Fórum DPU aborda Direito Penal Militar

    há 6 anos

    Brasília – Direito Penal Militar é o tema da 13ª edição do Fórum DPU, periódico publicado pela Escola Superior da Defensoria Pública da União (ESDPU). No editorial, o defensor público federal Fernando Mauro Barbosa de Oliveira Junior, diretor da ESDPU, destaca o fato de a DPU ter sua origem na Justiça Militar da União (JMU), “notadamente com a atuação dos advogados de ofício, que foram os primeiros defensores públicos federais”. Dessa forma, nesta edição é abordada a temática da JMU e a correspondente atuação da DPU.

    O artigo de capa, de autoria da defensora pública federal Olinda Vicente Moreira, que atua na DPU em Porto Alegre (RS), apresenta a estrutura e o funcionamento dessa Justiça Especializada, comparando-os com o modelo português e analisando a ausência “das garantias, dos direitos e das restrições aos militares que participam” dos Conselhos de Justiça, quando no exercício da função judicante.

    O artigo 290 do Código Penal Militar como alvo do controle de convencionalidade: casos julgados pelo Superior Tribunal Militar é o assunto analisado pela defensora pública federal Maria do Carmo Goulart Martins Setenta, da DPU em Porto Alegre. Marcelo Uzeda de Faria, defensor público federal no Rio de Janeiro (RJ), é o autor do artigo intitulado Da (im) possibilidade da aplicação da Lei nº. 9.099/95 aos civis processados na Justiça Militar da União.

    A defensora pública federal Michelle Leite de Souza Santos, que atua na DPU em Brasília (DF), escreve sobre o Crime de deserção: principais aspectos materiais e processuais atuais do tipo penal. Jorge Luiz Fernandes Pinho, defensor público federal no Rio de Janeiro, apresenta Brevíssima análise da aplicação do Instituto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e a intervenção no Rio de Janeiro. A edição traz também entrevista concedida por José Coêlho Ferreira, ministro-presidente do Superior Tribunal Militar.

    O Fórum DPU tem o objetivo de incentivar debates e reflexões voltadas para as áreas de atuação da DPU. Em suas próximas edições de 2018, abordará os seguintes temas: Direito Constitucional e Migrações/Refúgio e Tráfico de Pessoas.

    Acesse a publicação digital neste link. A versão impressa será distribuída para os colaboradores da Defensoria Pública da União.

    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/13a-edicao-do-forum-dpu-aborda-direito-penal-militar/617901176

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)