Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU recomenda reabertura de escola em comunidade quilombola na Bahia

    há 6 anos

    Salvador – Em ofício expedido na quinta-feira (8) pelo defensor regional de direitos humanos (DRDH) na Bahia e Sergipe, Átila Ribeiro Dias, a Defensoria Pública da União (DPU) em Salvador recomendou a reabertura imediata da Escola Municipal Almerinda Pereira, localizada no Quilombo Engenho da Cruz, em Cachoeira (BA). O documento foi encaminhado à Prefeitura Municipal de Cachoeira a fim de que todos os alunos da comunidade possam voltar a frequentar a instituição e ter seus materiais devolvidos.

    A DPU tomou ciência do caso por meio de ofício enviado pela Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), em que membros da comunidade quilombola relataram o fechamento irregular da Escola Almerinda Pereira. Por meio de outro ofício, o Quilombo da Bacia e Vale do Iguape solicitou a reabertura imediata da instituição, contendo os materiais e equipamentos pertencentes à escola. A Associação Beneficente Moradores da Opalma também se manifestou solicitando providências junto ao gestor municipal de Cachoeira.

    A escola, que funcionava desde 1981, teria sido fechada sem qualquer comunicação prévia aos dirigentes da instituição. Os responsáveis dos alunos matriculados também não foram comunicados, havendo apenas a retirada dos materiais e equipamentos escolares nos dias 8 e 11 de dezembro de 2017 por meio de uma funcionária da Secretaria da Educação Municipal.

    Para o defensor federal Átila Dias, o fechamento da unidade de ensino representa um grave impedimento ao direito básico de acesso à educação, principalmente por atingir membros de comunidade quilombola. “É incalculável o prejuízo que essa situação gera aos estudantes do quilombo, onde já existe um quadro de vulnerabilidade social. Dessa forma, a DPU estará sempre atenta para solicitar ao poder público a resolução de casos que ferem direitos previstos na Constituição”, reiterou Dias.

    Além de recomendar a reabertura imediata da Escola Municipal Almerinda Pereira, a DPU solicitou a devolução dos materiais e equipamentos retirados. A Prefeitura Municipal de Cachoeira foi chamada a se manifestar no prazo de 15 dias sobre o acatamento da recomendação, registrando-se que a possível conduta indevida se sujeita a uma correção de natureza jurisdicional. Em caso de não atendimento da recomendação, a DPU requer todas as informações e documentos pertinentes ao fechamento da instituição.

    LAM/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-recomenda-reabertura-de-escola-em-comunidade-quilombola-na-bahia/553736159

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)