Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça garante matrícula de apenado assistido pela DPU na UFT

    há 6 anos

    Brasília – Após ter matrícula rejeitada pela Universidade Federal de Tocantins (UFT), o assistido da Defensoria Pública da União (DPU) V.R.M. obteve, mediante decisão da Justiça Federal, deferimento em ação com pedido de tutela de urgência para efetuar a matrícula na instituição pública de ensino superior.

    O assistido foi aprovado na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para curso superior na UFT. A universidade, no entanto, negou a matrícula do estudante em razão da ausência de apresentação de certidão de quitação eleitoral, conforme exigido pelo edital de regência do processo seletivo. O documento não pôde ser emitido porque V.R.M. teve os direitos políticos suspensos, já que sofreu condenação criminal e está cumprindo pena em regime semiaberto.

    Por necessitar de assistência jurídica e não ter condições financeiras de arcar com os custos de um advogado, V.R.M. buscou o auxílio da DPU, que propôs demanda perante a Justiça Federal enfatizando, dentre outros argumentos, o direito constitucional à educação (CRFB, art. 208, V), inclusive para aqueles que se encontram cumprindo pena. No entendimento da DPU, o acesso ao curso de nível superior facilitará o reingresso do assistido no mercado de trabalho, viabilizando a ressocialização. A própria Lei de Execucoes Penais autoriza a saída temporária do estabelecimento prisional em regime semiaberto para frequência em curso de nível superior (Lei n.º 7.210/84, art. 122, II).

    O juiz Adelmar Aires Pimenta da Silva proferiu decisão liminar acolhendo o pedido da DPU e garantiu a efetivação da matrícula. O magistrado entendeu que “não se pode negar a ninguém, nem mesmo a um condenado, o direito de sonhar, de lutar por uma segunda chance, de reescrever seu destino. Esse parece o caminho que o autor da ação pretende trilhar. Negar isso seria um ato de desumanidade”.

    LVR/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-garante-matricula-de-apenado-assistido-pela-dpu-na-uft/552162032

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)