Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU promove audiência pública para debater violência obstétrica na Paraíba

    há 6 anos

    João Pessoa – A Defensoria Pública da União na Paraíba (DPU), o Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), o Ministério Público Estadual da Paraíba (MPE-PB) e a Defensoria Pública Estadual da Paraíba (DPE-PB) realizam, na terça-feira (28), audiência pública para discutir a violência obstétrica no estado. A reunião está marcada para às 14h, no auditório do Ministério Público Estadual, em João Pessoa.

    O objetivo da audiência é dar visibilidade e promover a difusão de informações sobre a violência obstétrica na Paraíba, onde os índices de mortes maternas diretas e indiretas e de realização de partos por cirurgia cesárea estão acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Outro intuito da audiência é a formação de um fórum interinstitucional para promoção, encaminhamento e acompanhamento de ações futuras.

    O evento deve reunir gestores estaduais e municipais responsáveis pela garantia dos direitos humanos e da saúde sexual e reprodutiva das mulheres; conselhos de medicina e enfermagem; associações de medicina e enfermagem obstétrica; Conselho Estadual de Direitos Humanos; Conselho Estadual de Direitos da Mulher; Associação de Doulas da Paraíba; Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento na Paraíba; Assembleia Legislativa do Estado e Universidades Federal e Estadual da Paraíba. A audiência também é aberta a qualquer pessoa interessada no assunto.

    Na ocasião serão debatidas ações e pesquisas acerca do combate à violência obstétrica enquanto violência de gênero e discriminação contra a mulher, e da garantia de uma assistência obstétrica humanizada à gravidez, parto e puerpério. As mulheres vítimas violência obstétrica e as mães que conseguiram realizar o parto humanizado também apresentarão seus relatos durante a audiência.

    Violência obstétrica

    Caracterizam-se como violência obstétrica procedimentos inadequados aplicados durante o atendimento obstétrico, agressão física ou verbal, tanto durante o parto quanto no pré-natal, abuso de medicalização e patologização dos seus processos naturais e cesáreas desnecessárias, deixando sequelas físicas e emocionais para as mulheres vitimadas e suas famílias.

    Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, estima-se que, no Brasil, uma a cada quatro mulheres seja vítima de violência obstétrica, tanto na assistência à gravidez quanto no parto ou puerpério. A Organização Mundial de Saúde reconhece os abusos, os maus-tratos, a negligência e o desrespeito durante o parto como uma violação dos direitos humanos fundamentais das mulheres.

    MM/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4477
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-promove-audiencia-publica-para-debater-violencia-obstetrica-na-paraiba/521658780

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)