Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU realiza mutirão para regularizar permanência de imigrantes no Ceará

    há 7 anos

    Fortaleza – A Defensoria Pública da União do Ceará realizou, na sexta-feira (15), mutirão para atendimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade que desejam regularizar a permanência no país.

    Durante o mutirão, foram atendidos 32 imigrantes, do Senegal, da Mauritânia, de Cabo Verde e da Gâmbia. A maioria deles tem visto de permanência provisório no Brasil próximo de expirar e buscava sua renovação. Quase todos vieram ao Brasil para trabalhar e exercem atividade laborativa informal no ramo do comércio, na cidade de Fortaleza.

    A DPU tem atribuição de realizar pedidos coletivos de regularização migratória a fim de permitir a permanência de imigrantes não abrangidos pelas hipóteses legais de permanência (filho brasileiro, cônjuge brasileiro, refugiado etc) e que se encontram com sua situação consolidada em território brasileiro. Esses pedidos são dirigidos ao Conselho Nacional de Imigração (CNIg).

    O intuito do mutirão foi agilizar o atendimento desses imigrantes para que o pedido de regularização migratória pudesse ser apreciado até o dia 20 de setembro, período em que o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) ainda estará vigente.

    Como o CNIg não foi previsto pela Nova Lei de Migração (Lei 13.445, de 24 de Maio de 2017), ficou uma indefinição sobre a instância que julgará as solicitações de regularização migratória, o que pode gerar um atraso no processo de apreciação dos pedidos de visto de permanência desses imigrantes após essa data.

    ABR/MGM
    Assessoria de Comunicacao Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-realiza-mutirao-para-regularizar-permanencia-de-imigrantes-no-ceara/500402966

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)