Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Preso em situação degradante tem direito a indenização, confirma acórdão

há 7 anos

Brasília – Presos submetidos a condições degradantes têm direito a receber indenização em dinheiro. É o que confirma o acórdão publicado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira (11), relativo ao julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 580252, encerrado em fevereiro deste ano. A Defensoria Pública da União (DPU) atuou em favor do recorrente.

No processo, que é de repercussão geral, o STF reformou a sentença do Tribunal de Justiça (TJ) de Mato Grosso do Sul e restabeleceu a decisão do juiz que fixou o direito de indenização. O TJ entendeu que houve tratamento desumano, mas aplicou o Princípio da Reserva do Possível para desonerar o estado de responsabilidades.

“Se o Supremo Tribunal Federal viesse a decidir que a alegada insuficiência orçamentária do Estado pode ser utilizada como causa excludente da responsabilidade, a mensagem que estaria passando para a Administração Pública é a de que o desrespeito aos direitos fundamentais dos presos já não traria consequências nem mesmo à unidade da federação responsável pela violação da norma constitucional que assegura aos presos o respeito à integridade física e moral", argumentou o defensor público federal Antonio Ezequiel Inácio Barbosa em sua sustentação oral perante a Corte.

O acórdão conta com mais de 200 páginas e deve orientar o julgamento de demandas similares no futuro.

Leia a íntegra do documento

Leia também:
Decisão sobre prisão degradante vai melhorar sistema prisional, diz defensor










KNM/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preso-em-situacao-degradante-tem-direito-a-indenizacao-confirma-acordao/498825113

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)