Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU defende ocupantes de residencial do Minha Casa Minha Vida no Pará

    há 7 anos

    Belém – A Defensoria Pública da União (DPU) no Pará, por intermédio do Ofício Regional de Direitos Humanos, está atuando no processo de reintegração de posse do Residencial Cristo Vive, localizado no município de Tucuruí. O empreendimento foi construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e é ocupado desde 2015 por centenas de famílias que reivindicam seu direito à moradia.

    A intervenção da DPU se dá no desempenho de função recém-adquirida, por disposição do art. 554, § 1º do Novo Código de Processo Civil: a de amicus communitas, ou amigo da comunidade desvalida, carente de direitos envolvida em demandas possessórias. Por meio dessa legitimação extraordinária, a DPU atua em nome próprio, no interesse alheio. É o caso dessas famílias que, diante do atraso considerável da obra, ocupam o imóvel.

    A Caixa Econômica Federal (CEF) requereu a reintegração de posse, obtendo liminar favorável à desocupação, a qual se encontra suspensa por decisão exarada no recurso interposto pelos moradores. Porém, para além da defesa do direito constitucional à moradia enquanto expressão da dignidade humana, uma vez que compõe o mínimo existencial para qualquer cidadão, é preciso garantir a isonomia processual àqueles que, além de hipossuficiência econômica apresentam hipossuficiência organizacional.

    Com tal amparo, garante-se que mesmo aqueles ocupantes que não foram pessoalmente citados e os que não dispõem de representação jurídica tenham seus direitos resguardados, tendo à disposição a ampla gama de instrumentos processuais que podem ser manejados pela DPU na defesa de seus direitos e interesses enquanto grupo vulnerável, além potencializar o exercício de direitos como a ampla defesa e o contraditório.

    SNS/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-defende-ocupantes-de-residencial-do-minha-casa-minha-vida-no-para/489145656

    Informações relacionadas

    Luciano Manduca, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Pedido de prioridade de tramitação processual para idoso.

    Pelotas: CEF quer reintegração de posse de unidades do Minha Casa Minha Vida ocupadas irregularmente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)