Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rio de Janeiro promove II Encontro DPU na Defesa do Réu Estrangeiro

    há 7 anos

    Rio de Janeiro – Dando continuidade ao projeto que visa a estruturar um fórum permanente com os atores sociais que atuam diretamente com as demandas judiciais e sociais dos réus estrangeiros, a Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro promoveu, na sexta-feira (5), o II Encontro DPU na Defesa do Réu Estrangeiro. "É fundamental que trabalhemos em rede para viabilizarmos a efetividade dos Direitos Humanos do réu estrangeiro", disse a defensora pública federal Leticia Sjoman Torrano.

    O evento contou com a participação de defensores do Núcleo Criminal e do Núcleo Regional dos Direitos Humanos e Tutela Coletiva, além de representações consulares. Na oportunidade, aprovou-se o projeto de uma cartilha informativa para ser entregue ao estrangeiro no ato da lavratura do auto de prisão em flagrante, com orientações sobre seus direitos e ainda os desdobramentos judiciais até a realização da audiência de custódia. Ficou decidido que o grupo se reunirá de forma sistemática e com periodicidade bimestral.

    Encontro anterior

    O I Encontro DPU na Defesa do Réu Estrangeiro foi realizado no dia 24 de abril. Na ocasião, defensores públicos federais dos Ofícios Criminais da DPU no Rio de Janeiro e representantes de dez consulados internacionais reuniram-se, no auditório da instituição, e debateram a situação do preso estrangeiro nas carceragens brasileiras e suas necessidades iminentes.

    Estiveram em pauta o trabalho e a atuação da DPU nessa área e as demandas das autoridades consulares, relacionadas ao estrangeiro preso. Com a aproximação das instituições envolvidas, pretende-se elaborar um plano conjunto, capaz de melhorar o atendimento aos réus de outros países que respondem a processo judicial criminal no Brasil.

    GTM/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União



    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4479
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações175
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-de-janeiro-promove-ii-encontro-dpu-na-defesa-do-reu-estrangeiro/456630537

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)