Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Defensoria no Cárcere é lançado para assegurar direitos dos presos

    há 8 anos

    São Luís – Com o objetivo de fortalecer o trabalho dos defensores públicos estaduais e federais no acompanhamento da execução penal e na melhoria das condições dos presídios no país, a Defensoria Pública da União (DPU) participa na tarde de hoje (9), em São Luís, do lançamento do Programa Defensoria no Cárcere, uma parceria da instituição com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), associações de defensores e outros órgãos públicos e privados.

    A preocupação das entidades é enfrentar a deterioração da situação dos presídios brasileiros, cuja superlotação vem colocando em xeque a eficácia do processo de ressocialização dos presos. De acordo com os organizados, “na maioria dos casos, a vivência penitenciária no Brasil não é capaz de cessar o ciclo de violência que tem conduzido pessoas à situação de encarceramento; ao revés, as penitenciárias brasileiras tendem a intensificar esse ciclo e a devolver a violência à sociedade”.

    De acordo com dados do Depen, a população carcerária do país cresceu 575% nos últimos 25 anos. Ante essa realidade, as entidades informaram que o programa tem como objetivo “a reafirmação do defensor público como órgão da execução penal, enquanto garantidor do direito à ampla assistência jurídica, bem como de fiscal de estabelecimentos de privação da liberdade”. A estratégia do Defensoria no Cárcere será aprimorar e uniformizar a atuação das defensorias públicas nos presídios e garantir as ferramentas necessárias ao desempenho da função.

    O lançamento inclui assinatura de acordo de cooperação técnica com a participação do defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova; do presidente do Condege, Luís Carlos de Aguiar Portela; da presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Michelle Leite de Souza Santos; do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Joaquim Neto; do diretor-geral do Depen, Renato De Vitto; do secretário nacional de Reforma do Judiciário, Marcelo Veiga; e a presidente interina do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Fabiana Barreto.

    DSO/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4474
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações201
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-defensoria-no-carcere-e-lancado-para-assegurar-direitos-dos-presos/265419332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)