Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idoso se aposenta com tempos de contribuição e de auxílio-acidente

    há 9 anos

    Recife, 06/04/2015 – J.B.S. procurou a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife para recorrer do cancelamento do seu benefício de prestação continuada (BPC/Loas) e acabou sendo beneficiado com aposentadoria por idade. A Defensoria analisou o caso e verificou que, na época em que o BPC/Loas foi implantado, o assistido já teria direito à aposentadoria por idade se o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tivesse considerado o recebimento de auxílio-acidente como tempo de contribuição.

    J.B.S., 72 anos, procurou o INSS ao completar 65 anos, solicitando aposentadoria por idade, que foi negada mas, na época, o órgão implantou o benefício de prestação continuada em favor dele. Em julho de 2013, J.B.S. recebeu um comunicado do INSS informando que acumulava indevidamente o benefício assistencial ao idoso e um auxílio-acidente, delimitando o valor do débito com o INSS, referente aos valores recebidos no período da acumulação indevida.

    Com o ofício do INSS em mão, J.B.S. procurou a DPU no Recife. A defensora federal Patrícia Alpes de Souza, responsável pelo caso, detectou que o assistido já poderia ter sido aposentado quando da primeira solicitação da aposentadoria por idade. “Resta claro o equívoco cometido pelo INSS, já que o segurado contabilizava em 2009 um total de 292 contribuições e encontrava-se com 65 anos de idade, preenchendo, por tanto, os requisitos indispensáveis para a obtenção da aposentadoria por idade”, destacou Patrícia Alpes.

    Segundo a defensora, o erro estaria na não contabilização do período em que o assistido ficou recebendo o benefício de auxílio-acidente como tempo de contribuição. A primeira sentença julgou improcedente o pedido, mas a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Pernambuco deu provimento ao recurso da DPU e condenou o INSS a conceder a aposentadoria por idade com data de janeiro de 2009, além de pagar os valores atrasados e corrigidos.

    “O benefício de auxílio-acidente, que o autor recebe desde abril de 1994, pode ser incluído para fins de apuração do tempo de contribuição, ainda que sem retorno ao trabalho, para fins de verificação do direito à aposentaria por idade”, destacou o relator da Turma Recursal, José Baptista de Almeida Filho Neto. A decisão transitou em julgado e a aposentadoria foi implantada em janeiro de 2015. O cálculo dos valores atrasados e devidos ficou em R$ 12.627,57, a serem pagos ao idoso por Requisição de Pequeno Valor (RPV).

    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4479
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações393
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idoso-se-aposenta-com-tempos-de-contribuicao-e-de-auxilio-acidente/198654590

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)