Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU pede que alvarás de soltura sejam cumpridos imediatamente na Bahia

    há 9 anos

    Salvador, 30/01/2015 – Em ação civil pública impetrada nessa quarta-feira (28), a Defensoria Pública da União (DPU) pede que os alvarás de soltura expedidos pela Justiça Federal na Bahia sejam cumpridos imediatamente. O objetivo é evitar que pessoas permaneçam na prisão por mais tempo do que o determinado.

    De acordo com a DPU, os alvarás de soltura só estavam sendo cumpridos pelo sistema carcerário baiano de segunda a sexta-feira durante o horário administrativo. Dessa forma, um detento que já havia cumprido pena na sexta-feira ficava preso o fim de semana inteiro sem necessidade. Na Bahia, os presos que respondem processo na Justiça Federal ficam encarcerados em presídios estaduais.

    “O cumprimento dos alvarás de soltura expedidos pelo Poder Judiciário em todos os estabelecimentos prisionais do Estado da Bahia somente em horário administrativo implica em uma grave ofensa ao ordenamento jurídico pátrio”, argumentou o defensor Átila Ribeiro Dias na ACP.

    A manutenção de pessoas na cadeia mesmo com o alvará de soltura expedido, de acordo com o defensor, “implica em ofensa à liberdade, caracterizando-se como um cerceamento não permitido pela legislação vigente no Brasil. Portanto, trata-se de encarceramento arbitrário. Inclusive, o descumprimento da decisão judicial que determina a soltura do preso pode ser configurado como crime de desobediência”, complementou Átila Ribeiro Dias.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-pede-que-alvaras-de-soltura-sejam-cumpridos-imediatamente-na-bahia/163751106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)