jusbrasil.com.br
24 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Presidente Lula nomeia Rômulo Plácido para DPGU

    Defensoria Pública da União
    há 10 anos

    >

    Brasília, 16/07/09 - O Diário Oficial da União desta quinta-feira circula com o Decreto Presidencial que nomeia o Defensor Público da União José Rômulo Plácido Sales para exercer o cargo de Defensor Público-Geral da União, na vaga decorrente do término do segundo mandato consecutivo de Eduardo Flores Vieira. Cumprindo atualmente a função de Defensor Público-Chefe da DPU no estado do Piauí, Rômulo Plácido será empossado no cargo pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, em data ainda a ser confirmada.

    Indicado para o cargo pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rômulo Plácido conta com uma vasta experiência administrativa em instituições públicas, como o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.Na Defensoria Pública da União, é integrante do quadro da Instituição desde o primeiro concurso público, realizado em 2001. Já exerceu as funções de Chefe de Gabinete e Assessor do Defensor Público-Geral da União e, por três vezes, integrou a Lista Tríplice de Defensores Públicos da União eleitos pela categoria a terem os nomes apreciados pelo Presidente da República para indicação ao maior cargo da Instituição. Está à frente da DPU/PI desde a época da implantação da unidade, em Teresina, afastando-se da função apenas no período em que assessorou o Defensor Público-Geral da União, entre os anos de 2004 e 2007.

    Como Defensor Público-Geral da União, José Rômulo Plácido deverá, entre outras, superintender e coordenar as atividade da Instituição, representar a DPU judicial e extrajudicialmente, integrar como membro nato o Conselho Superior da Defensoria Pública da União e atuar na representação de ações da Instituição junto ao Supremo Tribunal Federal, nos termos do artigo da Lei Complementar 80/1994, que organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)