Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa de proteção a defensores de direitos humanos completa 10 anos

    há 9 anos

    Brasília, 12/11/2014 – O Seminário Comemorativo dos 10 anos do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), realizado em Brasília nos dias 6 e 7 deste mês, contou com a participação de representante da Defensoria Pública da União (DPU).

    O PPDDH tem por objetivo proteger pessoas, grupos e movimentos sociais envolvidos na luta pelos direitos humanos, garantindo preferencialmente a continuidade do trabalho dos defensores desses direitos sem retirá-los de seu meio social. O programa é regulamentado pelo Decreto 6044/2007.

    Duas mesas de discussão marcaram o evento. Na primeira foi feito um levantamento histórico do programa e o balanço dos desafios a serem enfrentados para seu aperfeiçoamento. A segunda mesa consistiu de debates sobre correções e propostas com vistas ao fortalecimento do PPDDH. Nesse tema, o defensor federal Claudionor Barros Leitão falou da necessidade de promover alterações legais que permitam mais apoio ao trabalho dos defensores.

    Entre as mudanças, o defensor cita “prerrogativas processuais que garantam a lideranças ameaçadas de populações vulneráveis serem ouvidas em inquéritos, processos judiciais em locais previamente indicados e abono em eventuais ausências face às agressões e ameaçadas sofridas por aqueles que conciliam a militância com empregos ou cargos públicos”.

    Claudionor Leitão representa a DPU na coordenação do programa, com direito a voz e voto nas deliberações.

    Durante o evento ocorreu o lançamento do livro 10 Anos de PPDDH: Contribuições Cotidianas para a História dos Direitos Humanos no Brasil.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4479
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-de-protecao-a-defensores-de-direitos-humanos-completa-10-anos/151009462

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)