Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Imigrantes haitianos recebem orientação jurídica em Jundiaí (SP)

    há 10 anos

    São Paulo, 09/09/2014 – Imigrantes haitianos vindos do Acre receberam orientação jurídica em Jundiaí (SP), prestada pela Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo, representada pela defensora Fabiana Galera Severo, que integra o Grupo de Trabalho de Erradicação do Trabalho Escravo. A iniciativa aconteceu na sede do Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (Cesprom), no dia 28 de agosto, e teve participação da prefeitura do município e do Ministério do Trabalho e Emprego.

    Entre os assuntos abordados estavam a regularização migratória, os procedimentos de concessão de permanência por razões humanitárias no Brasil, além de esclarecimentos a respeito de direitos trabalhistas e outros direitos sociais garantidos aos imigrantes, como saúde e educação.

    “A orientação jurídica a respeito dos procedimentos de regularização migratória e direitos sociais dos imigrantes é função da Defensoria Pública e é imprescindível no combate à exploração do trabalho em condições análogas à de escravidão, ao racismo e à xenofobia”, afirmou Fabiana Severo.

    Depois de avaliadas as condições dos 36 haitianos que compunham o grupo, foi constatado que estão em situação regular no Brasil, em sua maioria trabalhando formalmente, com carteira assinada. Foram, também, identificadas possíveis situações pontuais de exploração do trabalho em condições degradantes, que serão objeto de investigação própria pelo Ministério do Trabalho e Emprego, além de possível discriminação de haitianos em relação a brasileiros na cobrança de aluguel residencial.

    A DPU em São Paulo atuará em favor de um grupo específico, que tem tido dificuldade com a Polícia Federal para renovação do protocolo de permanência.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imigrantes-haitianos-recebem-orientacao-juridica-em-jundiai-sp/138384510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)