Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desistência voluntária absolve acusado de furto no Espírito Santo

    há 10 anos

    Vitória, 08/08/2014 – Um assistido da Defensoria Pública da União (DPU) no Espírito Santo foi absolvido da acusação de crime de violação de equipamento de autoatendimento da Caixa Econômica Federal por ter desistido de concluir a tentativa de roubo.

    A tentativa de arrombamento do caixa aconteceu em Cariacica (ES) e a ação foi filmada pelas câmeras de segurança da agência bancária. G. T. S. tentava roubar envelopes do caixa, mas desistiu voluntariamente e foi embora antes que a polícia chegasse.

    Diante do fato, a defensora pública federal Lidiane da Penha Segal argumentou na peça, subscrita pelo defensor Nícolas Bortolotti Bortolon em resposta à acusação, que se tratava de desistência voluntária, e conseguiu que o juiz aplicasse esse instituto do Código Penal e absolvesse o acusado.

    De acordo com o artigo 15 do Código Penal, “o agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados”.

    Na sentença, o juiz federal titular da 1ª Vara Federal Criminal do Espírito Santo, Marcus Vinicius Figueiredo de Oliveira Costa, menciona: “Acolho os argumentos bem lançados pela Defensoria Pública da União [...] tão somente para reconhecer que os fatos se subsumem, em tese, à previsão dos arts. 15 e 17 do Código Penal. Efetivamente houve desistência voluntária".

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações373
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desistencia-voluntaria-absolve-acusado-de-furto-no-espirito-santo/132758125

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)