Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Quilombolas comemoram reconhecimento de área pleiteada em Porto Alegre

    há 10 anos

    Porto Alegre, 26/02/2014 – Na segunda-feira (24), uma equipe da Defensoria Pública da União (DPU) marcou presença em evento na comunidade quilombola do Areal, em Porto Alegre. Na ocasião, comemorou-se o encaminhamento da regularização das terras pleiteadas pelos descendentes de escravos.

    A área de 4.446,23 metros quadrados localizada no bairro Praia de Belas foi reconhecida e declarada como terra das comunidades remanescentes de Quilombos do Areal, de acordo com a Portaria 76/2014, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), divulgada no Diário Oficial da União em 14 de fevereiro. O processo iniciou-se em 2005, quando a comunidade do Areal deu início, junto ao Incra, ao procedimento administrativo referente à regularização do território.

    A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da procuradoria setorial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, manifestou-se favorável à demarcação feita pelo Incra, reconhecendo a área do Quilombo do Areal da Baronesa como terra de remanescentes quilombolas. A procuradoria do município destaca que deverá ser editada uma lei especifica fazendo a titulação, para que a Prefeitura então oficialize o processo ainda nos primeiros meses deste ano.

    “Acompanhamos de perto a luta dessa comunidade para obter o tão esperado reconhecimento da área como quilombo. Sabemos que, infelizmente, as políticas públicas para as comunidades quilombolas, muitas vezes, estão atreladas à regularização territorial. Esperamos que os demais quilombos de Porto Alegre tenham o mesmo desfecho do Quilombo do Areal”, comentou a defensora pública federal Fernanda Hahn durante o evento.

    A solenidade, que aconteceu na Avenida Luiz Guaragna, contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; da ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio; da secretária adjunta de Direitos Humanos do Povo Negro, Elisete Moretto; além de vereadores e líderes de comunidades quilombolas.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quilombolas-comemoram-reconhecimento-de-area-pleiteada-em-porto-alegre/113715581

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)