Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU/BA sedia reunião sobre direitos fundiários dos quilombolas

    há 15 anos

    Brasília, 28/01/09 A Defensoria Pública da União na Bahia (DPU/BA) promoveu, na última sexta-feira, reunião entre líderes comunitários e autoridades locais com o objetivo de solucionar os conflitos entre fazendeiros e a comunidade quilombola de São Francisco de Paraguaçu pela posse e propriedade legal de terras. A região se localiza no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

    Durante o encontro, os participantes discutiram alternativas para agilizar o processo de regularização fundiária de áreas remanescentes de quilombos e atender os membros da comunidade com as ações previstas na Agenda Social Quilombola, programa do governo federal que objetiva estimular o desenvolvimento socioeconômico nesses locais e garantir os direitos individuais e coletivos dos descendentes de escravos.

    A DPU/BA foi representada pelo Defensor Público-Chefe da unidade, Christian Palharini Martins, e pelos Defensores Públicos da União Alexandre Vargas Aguiar, Carlos Eduardo Regilio, Fábio Calmon de Amorim e Vinícius Freire Vinhas. Também estiveram no encontro lideranças quilombolas e membros da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR); da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Sepromi/Incra); do Conselho Pastoral de Pescadores (CPP); da Comissão de Justiça e Paz (CJP); da Associação dos Trabalhadores Rurais (AATR); e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

    Reconhecimento - Segundo o Defensor Público da União, Carlos Eduardo Regilio, discutir a questão fundiária que envolve fazendeiros e a comunidade quilombola de São Francisco do Paraguaçu é importante para promover a coordenação, articulação, e implantação de políticas públicas favoráveis à luta pela igualdade racial e ao combate à discriminação étnica. "O objetivo é assegurar aos descendentes de escravos o direito à titulação e à permanência na terra, o que contribui para a autodeterminação e o etnodesenvolvimento dos que vivem no local", afirma.

    O conflito entre fazendeiros e quilombolas de São Francisco do Paraguaçu se intensificou após a Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, ter reconhecido oficialmente a comunidade como grupo social remanescente de quilombos. Atualmente, cerca de 350 famílias vivem no local. Eles alegam ser vítimas de diversas formas de violência, que, de acordo com denúncias anônimas, tiveram a participação de agentes públicos.

    Comunicação Social DPGU

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4480
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-ba-sedia-reuniao-sobre-direitos-fundiarios-dos-quilombolas/1068780

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)