Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho de Medicina Veterinária deve emitir inscrições provisórias na BA

    há 11 anos

    Salvador, 12/04/2013 – Decisão proferida pela 3ª Vara Federal em Salvador (BA) obriga o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA) a realizar inscrições provisórias para bacharéis da área. A sentença favorável foi obtida graças à atuação da Defensoria Pública da União na Bahia.

    Segundo o defensor Átila Ribeiro Dias, a ação teve como objetivo impedir que profissionais ficassem sem exercer a profissão enquanto esperam pela emissão do diploma. “Ao impossibilitar a concessão das inscrições provisórias para profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia, a autarquia obsta o exercício das atividades que proporcionam renda a todos os concluintes e futuros concluintes, impedindo-os, sobretudo, de assegurar uma sobrevivência digna”, afirmou.

    No entendimento do juiz Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, a exigência é destituída de razoabilidade. “A burocracia a ser percorrida desde a colação de grau até a confecção e registro do diploma definitivo consome tempo, às vezes em demasia, não se mostrando razoável que o graduado, tendo concluído a formação técnico-acadêmica que o habilita ao exercício da profissão, remanesça a mercê de trâmites que independem de sua iniciativa”, concluiu.

    Com a decisão, o órgão deverá emitir a inscrição provisória no prazo de dez dias a contar da data do requerimento, sob pena de multa no valor de R$ 5 mil por inscrição não realizada.

    Em janeiro, a Justiça Federal já havia determinado que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) adotasse o procedimento. A inscrição no órgão de classe vinha sendo realizada apenas na forma definitiva, com a apresentação dos diplomas, desde janeiro de 2012, seguindo uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

    Leia mais

    Conselho Regional de Enfermagem (BA) deve voltar a fazer inscrições provisórias

    Justiça Federal determina que COREN/BA volte a renovar inscrições provisórias

    Ajuizada ACP que pede realização de inscrições provisórias no Coren/BA

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4474
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-medicina-veterinaria-deve-emitir-inscricoes-provisorias-na-ba/100451706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)