Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria atua para garantir os direitos negados aos cidadãos

    há 11 anos

    Recife, 24/01/2013 - No Brasil, o dia 24 de janeiro é considerado o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social. Apesar das comemorações, muitas são as reclamações da população. O setor previdenciário é o que acarreta maior demanda de trabalho na Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE). O cidadão que não consegue garantir os seus direitos junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pode procurar a Defensoria para garanti-lo.

    A DPU pode ajudar quando a pessoa obtiver a negativa do INSS nas solicitações de implementação ou revisão de aposentadorias (por idade, por invalidez, por tempo de serviço e especial) e demais benefícios (auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-família, salário maternidade e revisão de auxílio-acidente). A Defensoria também atua nos pedidos de benefício de prestação continuada (BPC), que é gerido pelo INSS e considerado um benefício assistencial, além dos casos de identificação de empréstimos fraudulentos consignados, os quais prejudicam muitos aposentados e podem gerar superindividamento.

    Caso um desses benefícios seja negado e o cidadão tenha como provar que tem esse direito, procure um núcelo da DPU . A unidade de Recife fica na Avenida Conde da Boa Vista, 800, no Empresarial Apolônio Sales, 6º andar, Boa Vista. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    No primeiro atendimento será realizada uma triagem para informar quais documentos deverão ser entregues no segundo atendimento, que já fica agendado. Com toda documentação necessária, a Defensoria analisa a solicitação e, caso a demanda seja viável, tenta resolver administrativa ou judicialmente.

    Os defensores federais atuam como advogados públicos para a população que não tem condições de pagar um advogado particular, por esse motivo o cidadão precisa comprovar sua hipossuficiência pela renda familiar. Considera-se hipossuficiente aquele que tem renda familiar até o limite do imposto de renda (R$1.710,78 em 2013). Caso seja superior a esse valor, a pessoa precisa comprovar gastos extraordinários com saúde e educação, por exemplo. Todos os serviços oferecidos pela Defensoria Pública da União são gratuitos.

    Há 90 anos

    No dia 24 de janeiro de 1923 entrou em vigor o Decreto-lei 4.682, do deputado Elói Chaves, criando uma caixa de aposentadoria e pensão para os empregados das empresas ferroviárias do Brasil. Esse documento acabou sendo considerado como a primeira lei brasileira de previdência social. Em comemoração, o dia 24 de janeiro passou a ser conhecido como Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-atua-para-garantir-os-direitos-negados-aos-cidadaos/100309682

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)