Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nomeados novos Subdefensor Público-Geral Federal e Corregedor-Geral Federal

    há 8 anos

    Os Defensores Públicos Federais Lúcio Ferreira Guedes e Edson Rodrigues Marques foram nomeados nesta quarta-feira (20), por decreto da Presidente da República, Dilma Rousseff, aos cargos de Subdefensor Público-Geral Federal e Corregedor-Geral Federal da Defensoria Pública da União (DPU), respectivamente. As nomeações para os mandatos de dois anos foram publicadas no Diário Oficial da União.

    De acordo com Artigo 10, Inciso XIV, da Lei Complementar 80/94 (a Lei Orgânica da Defensoria Pública da União), compete ao Conselho Superior da DPU indicar os seis nomes da lista entre os integrantes da categoria especial, a classe mais elevada da carreira, para que sejam nomeados pela Presidente da República, dentre estes, o Subdefensor Público-Geral e o Corregedor-Geral.

    A lista sêxtupla para os cargos de Subdefensor-Geral e Corregedor-Geral foi oficializada por meio do Edital 102/2015, publicado em edição do Diário Oficial da União em 30 de junho de 2015.

    Defensor Público-Geral Federal
    A Presidente da República, Dilma Rousseff, em despacho publicado no Diário Oficial de 12 de abril, encaminhou ao Senado Federal, para apreciação, o nome do Defensor Público Federal Carlos Eduardo Barbosa Paz para exercer o cargo de Defensor Público-Geral Federal, na vaga decorrente do término do mandato de Haman Tabosa de Moraes e Córdova, em 15 de janeiro de 2016.

    Perfil

    Subdefensor Público-Geral Federal: Lúcio Ferreira Guedes
    Pós-graduado em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública, Lúcio Ferreira Guedes tomou posse na Defensoria Pública da União em 2008, após o III Concurso Público para Defensor Público Federal. Em 2013, foi promovido à categoria mais alta da carreira. Entre janeiro e abril de 2016, exerceu o cargo de Defensor Público-Geral Federal interino por ter sido o conselheiro mais votado na última eleição do Conselho Superior da DPU.

    Corregedor-Geral Federal: Edson Rodrigues Marques
    Edson Rodrigues Marques é titular do 7º Ofício Superior Cível da Categoria Especial da Defensoria Pública da União, mestrando em Direito Constitucional. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo do UniDF (Licenciado). Foi Defensor-Chefe da 1ª e 2ª Categoria da DPU/DF. Foi Membro-Suplente do CSDPU (Biênio 2011-2012).


    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações381
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nomeados-novos-subdefensor-publico-geral-federal-e-corregedor-geral-federal/326468169

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)