Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Réu tem redução de pena porque seus dados podem ser de homônimo

    há 12 anos

    Brasília, 05/04/2012 - O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta terça-feira (03) redução de pena a J.A.S. pelo fato de dados negativos sobre o réu poderem ser de pessoa com o mesmo nome. A base para a dúvida foram as informações sobre J.A.S. em instituto da Secretaria Estadual de Segurança, que não bateram com os dados do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MS), onde o caso foi julgado em primeira instância. O réu havia sido condenado em primeira instância e teve o direito de redução de pena negado pelo TJ-MS pelo fato de supostamente haver processos em seu desfavor nos arquivos do tribunal. No entanto, o Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, vinculado à Secretaria de Segurança de Mato Grosso do Sul, informou que não consta em seus arquivos nenhum caso desabonador a J.A.S. Com isto, os ministros do STF decidiram que os dados negativos não podem ser atribuídos ao réu, existindo a possibilidade de haver um homônimo (outra pessoa com o mesmo nome) com processos na Justiça. Segundo o defensor, “casos envolvendo pessoas com o mesmo nome são raros, mas, havendo dúvida, o réu deve ser beneficiado”. Ele comenta que quando há falta de consistência nos dados sobre uma pessoa que está sendo julgada, não se pode haver a possibilidade de um crime a um inocente ser atribuído a um inocente. O STF também decidiu juntar aos autos do processo as certidões que mostram conflito entre os dados constantes no TJ-MS e no Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4480
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reu-tem-reducao-de-pena-porque-seus-dados-podem-ser-de-homonimo/3078697

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)