Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exigência de idoneidade cadastral para o Fies é descartada pela CEF

    há 13 anos

    - A Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP) recebeu, nesta quinta-feira, resposta da Caixa Econômica Federal (CEF) afirmando que a inidoneidade cadastral do Tomador/Estudante não é impeditiva à contratação"do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

    O posicionamento da Caixa decorre de ofício enviado pela DPU/SP em janeiro pedindo esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades na concessão do financiamento estudantil. Na ocasião, o Defensor Público-Chefe e titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU/SP, Marcus Vinícius Rodrigues Lima, havia recebido informações de que o Banco do Brasil e a CEF, agentes financeiros exclusivos do Fies, estariam exigindo, indevidamente, a comprovação de idoneidade cadastral para os requerentes desse financiamento.

    Segundo Marcus Lima, a única restrição idônea para essa concessão é a inadimplência com o próprio Fies. Além disso, a Lei 12.087/09 autoriza que a União participe de fundos garantidores de risco em operações de crédito educativo, tendo como salvaguarda o patrimônio que subsidia o próprio benefício educacional.

    Em função da resposta dada pela instituição financeira, a DPU/SP aconselha aos estudantes com incentivo do Fies negado por inidoneidade cadastral que voltem a procurar a Caixa Econômica Federal e façam nova tentativa.

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações507
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exigencia-de-idoneidade-cadastral-para-o-fies-e-descartada-pela-cef/2561701

    Informações relacionadas

    Jusbrasil Perguntas e Respostas
    Artigoshá 5 anos

    [Dúvida] Posso deixar de ser fiador do FIES?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)