Carregando...
JusBrasil - Notícias
25 de outubro de 2014

DPU investe em sistema para virtualizar processos em 2011

Publicado por Defensoria Pública da União (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

 

- Para possibilitar a total virtualização do Sistema de Gerenciamento de Processos de Assistência Jurídica (ePAJ), a Defensoria Pública-Geral da União (DPGU) iniciou esta semana o uso do storage,  equipamento de informática para armazenamento de dados e busca rápida de informações, o que multiplicou por dez o espaço de armazenamento digital da Instituição. A capacidade de armazenamento inferior a dois TB (terabytes)foi elevada para 20 TB.

 

A ampliação atenderá o aumento no volume de documentos que serão digitalizados por conta do processo de virtualização que substituirá a documentação em papel na assistência prestada pela Defensoria Pública da União. A forma eletrônica do PAJ, o processo que contém toda a tramitação dos pedidos de assistência jurídica trazidos pelos cidadãos, foi implantada em 2006, mas documentos incorporados ao processo ainda não são digitalizados.

 

De acordo com o Defensor Público Federal Cloves Pinheiro da Silva, Assessor Institucional do Defensor Público-Geral Federal, a DPU está sendo preparada para se adequar ao processo virtual em implantação pelo Poder Judiciário. A Justiça não irá mais utilizar o papel como meio de documentar os atos processuais. O novo processo judicial é moderno e virtual, afirmou.

 

Segundo o Defensor, a Instituição terá também à disposição a Intimação Eletrônica, as audiências por teleconferências e outros recursos além do ePAJ virtualizado. A modernização do parque de informática da DPU faz parte do plano estratégico de ação da atual gestão e tem como objetivo garantir o pleno acesso dos mais pobres ao Poder Judiciário na era digital, explicou.

 

A expectativa, de acordo com o Assessor Institucional do DPGF, é que em 2011 todas as unidades sejam contempladas com a virtualização total do ePAJ. Para tanto, a DPGU tem investido na aquisição de computadores de grande porte e em capacidade de processamento, além de outros equipamentos que possibilitem o aumento da velocidade de envio de documentos e o acompanhamento da crescente demanda por digitalização.

 

 O equipamento chamado storage aumenta a capacidade de armazenar dados e permite facilidade para execução de backups diários. Ele também aumentará a segurança de conteúdos armazenados nos computadores da DPU e transmitidos via internet. Para operar o novo equipamento, os funcionários da Coordenação de Informática (Coinf) farão treinamento a partir de 03 de janeiro. O curso terá duração de duas semanas. Foram adquiridos dois storages, mas um deles atuará em sistema de backup.

 

A unidade da DPU de Santa Catarina já conta com o ePAJ completamente virtualizado. Segundo o analista técnico-administrativo da Coordenação de Atendimento da Unidade, Douglas Fernando Moresco, a ação facilita o andamento dos processos. Não tem como você esquecer o processo, porque a documentação é enviada automaticamente para o sistema. A tramitação é automática e isso torna o trabalho mais prático, diz. Ele lembrou que a virtualização ainda permite maior mobilidade à execução dos trabalhos.

 

Defensoria Pública da União

Defensoria Pública da União

Garantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.

MISSÃO: Desenvolver pessoas para aprimorar a capacidade de atuação da Defensoria Pública da União. VISÃO: Ser referência no desenvolvimento de pessoas por meio da produção e disseminação de conhecimento em temas afetos à DPU.


0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://dpu.jusbrasil.com.br/noticias/2517455/dpu-investe-em-sistema-para-virtualizar-processos-em-2011