Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Liminar desobriga devolução de seguro-desemprego

há 13 anos

A partir de agora, a União não poderá efetuar compensações involuntárias ou condicionar o pagamento do seguro-desemprego à restituição de parcelas que supostamente tenham sido pagas indevidamente em outra ocasião.

A decisão faz parte de liminar em ação civil pública concedida no último dia 15 em caso que está sob a responsabilidade dos Defensores Daniel Chiaretti e Eliana Monteiro Staub Quinto, da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP). A determinação vale para todo o território nacional e foi deferida pelo Juiz Federal da 1ª Vara Previdenciária de São Paulo, Marcus Orione Gonçalves Correia.

Segundo Daniel Chiaretti, o beneficiário não é notificado que recebeu parcelas irregularmente e só fica sabendo que está em suposto débito quando vai pedir um novo seguro-desemprego.

Neste momento há uma compensação involuntária e o desempregado acaba ficando sem o benefício. Em muitos casos o beneficiário recebeu as parcelas anteriores por falta de informação ou falhas no sistema, entre outras possibilidades. Ou seja, o Estado se aproveita de uma situação de vulnerabilidade para cobrar um débito", explica o Defensor Público.

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49009
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-desobriga-devolucao-de-seguro-desemprego/2437544

Informações relacionadas

Aphonso Vinicius Garbin, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Ilegalidade na compensação de “seguro-desemprego indevidamente recebido” já prescrito

Guilherme Vianna, Advogado
Modelosano passado

Ação declaratória de inexistência de débito, com pedido de tutela antecipada para manutenção do fornecimento de energia elétrica e abstenção de negativação de crédito

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 8 anos

Seguro desemprego: tudo o que você precisa saber agora

Lívia Fernanda Batista Ferreira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Mandado de segurança para reativar seguro-desemprego

Âmbito Jurídico
Notíciashá 8 anos

União não pode condicionar seguro-desemprego à restituição de valores pagos indevidamente

45 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em 2011 tive um pedido de seguro desemprego indeferido devido ter pego anteriormente uma parcela do seguro já estando trabalhando. Fui informado que tinha que ressarcir os valores, e como não tinha condições, deixei para lá, sem acionar a justiça ou fazer qualquer reclamação a respeito. Agora estou prestes a ser demitido da empresa onde trabalho, e a pergunta é: Corro o risco de ter o pedido de seguro desemprego indeferido novamente, por este mesmo motivo?
Agradeço se puderem me esclarecer. continuar lendo

Tive meu pedido de seguro desemprego indeferido pois parece notificação que tenho que restituir, como funciona isso? Nunca passei por isso e estou preocupado pois preciso dar entrada no seguro. Tenho que pagar o valor de uma parcela avista? Sem ter um centavo? continuar lendo

Em 2014 tive um pedido de seguro desemprego indeferido devido ter pego anteriormente uma parcela do seguro já estando trabalhando. Fui informado que tinha que ressarcir os valores, e como não tinha condições, deixei para lá, sem acionar a justiça ou fazer qualquer reclamação a respeito. Agora estou prestes a ser demitido da empresa onde trabalho, e a pergunta é: Corro o risco de ter o pedido de seguro desemprego indeferido novamente, por este mesmo motivo?
Agradeço se puderem me esclarecer. continuar lendo

Pois então em 2021 recebi uma parcela de seguro desemprego,mas eu tinha assinado a carteira dias antes e retirei o dinheiro, pois agora será que posso encaminhar seguro desemprego normalmente? Ou precisa pagar o valor antes? continuar lendo