Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nulidade em processo beneficia assistida

    há 14 anos

    A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ) conseguiu que a ré M. E. R. N., acusada do crime de falsificação de documentos (art. 297 CP), fosse absolvida por prescrição. O processo tramitou por mais de 12 anos e apresentava vícios insanáveis que prejudicavam o direito ao contraditório e à ampla defesa.

    A ação penal, sob o nº 98.0048316-0 (1ª Vara Federal Criminal do RJ), foi inicialmente rejeitada, mas o Ministério Público Federal entrou com recurso e obteve êxito, fazendo com que os autos tivessem prosseguimento. A DPU/RJ, com a atuação do Defensor Público Luiz Henrique Correa, ao apresentar resposta à acusação, entendeu que havia uma nulidade absoluta, ou seja, um vício insanável no procedimento.

    Tal vício consistiu no fato de o Juízo Federal não intimar os réus para a apresentação de contrarrazões ao recurso interposto pelo Ministério Público Federal, ferindo o princípio da ampla defesa e do contraditório, consagrado na Constituição. O Ministério Público concordou com os argumentos da defesa e a Justiça Federal reconheceu a nulidade alegada, absolvendo a assistida pela prescrição, diante da inviabilidade da renovação dos atos após 12 anos do fato.

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4480
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nulidade-em-processo-beneficia-assistida/2349663

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)