Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU recebe representantes do Colégio de Ouvidorias

    há 9 anos

    Brasília - A Defensoria Pública da União (DPU) recebeu nesta terça-feira (23) visita do ouvidor-geral da Defensoria Pública da São Paulo e presidente do Colégio de Ouvidorias, Alderon Costa, e do ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso e assessor do Colégio de Ouvidorias, Lúcio Andrade Hilário, que vieram discutir a instalação da ouvidoria externa na DPU.

    Recebidos pelo defensor público-geral federal, Haman Tabosa de Moraes e Córdova, pelo assessor-chefe de assuntos legislativos, Amadeu Alves de Carvalho Júnior, e pelo assessor-chefe da Assessoria Jurídica, Arcênio Brauner Júnior, os ouvidores foram informados que a DPU pretende inserir a Ouvidoria da DPU na próxima oportunidade de alteração da Lei Complementar 80/94, que a organiza, a fim de que tenha a mesma conformação hoje existente para a Defensoria Pública dos Estados.

    Amadeu Alves apresentou a eles a Resolução 59, do Conselho Superior da Defensoria Pública da União, de 8 de maio de 2012, que cria a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da União, mas que não foi implementada pela falta da respectiva contraprestação remuneratória ao trabalho a ser desenvolvido pelo Ouvidor e sua equipe, o que impede a estruturação deste setor.

    De acordo com Alderon Costa, o Colégio de Ouvidorias irá se reunir nesta semana em Brasília e vai propor um modelo de padronização nacional para a escolha dos ouvidores, proposta esta que foi bem recebida pelo defensor-geral. Para Haman Córdova, a implementação da ouvidoria na DPU pode fortalecer a proposta da padronização, “nós vamos aguardar do Colégio de Ouvidorias diretrizes que possam balizar a proposta de criação da nossa ouvidoria e insistir na defesa da autonomia orçamentária da DPU para fortalecer nossa estrutura.”

    O presidente do Colégio de Ouvidorias comprometeu-se a fornecer informações detalhadas sobre o funcionamento do trabalho do ouvidor e parabenizou a instalação de uma nova unidade da DPU no Vale do Ribeira (SP). Na oportunidade, Alderon Costa entregou ao defensor público-geral federal exemplar do Relatório de Atividades da Ouvidoria da DP/SP, relativo ao período de junho a dezembro de 2014.

    PEC das ouvidorias

    Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição 45/2009 (PEC 45/09) que cria ouvidorias públicas em órgãos estatais. Pela proposta, as atividades do sistema de controle interno da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios contarão com as funções de controladoria, auditoria governamental, correição e ouvidoria. A intenção é ampliar os instrumentos de controle interno da administração pública.

    MRA/SSG
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4472
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações197
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-recebe-representantes-do-colegio-de-ouvidorias/201322929

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)