Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conare deve reconhecer prerrogativas da DPU na assistência a refugiados

    há 10 anos

    São Paulo, 04/04/2014 - O Poder Judiciário concedeu antecipação dos efeitos da tutela na ação civil pública apresentada pela Defensoria Pública da União (DPU) em 2011 contra o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o Ministério da Justiça, garantindo que os princípios constitucionais da DPU no comitê sejam efetivados e que os pedidos de refúgio sejam bem atendidos. A decisao é de 20 de março.

    As prerrogativas da DPU como a entrega dos autos com vista, a intimação pessoal e os prazos dobrados, garantidos pela Lei Complementar 80/94, não estavam sendo cumpridas pelo comitê. “Mais do que respeitar prerrogativas o que se buscou assegurar foi o devido processo legal nos processos de reconhecimento de interesse de grupo de alta vulnerabilidade, que são os solicitantes de refúgio, que em tal procedimento necessitam de forte presença da DPU”, afirmou o defensor público federal Marcus Vinícius Rodrigues Lima em sua petição.

    No julgamento da tutela antecipada, foi ressaltada a posição da DPU como instituição essencial para a função jurisdicional do Estado, devendo assim, defender e orientar juridicamente todos os necessitados, entre eles, refugiados. O defensor público federal deve receber intimação pessoal em qualquer processo e grau de jurisdição ou instância administrativa, valendo-se do dobro dos prazos, de acordo com o artigo 44 da LC 80/94.

    A ação civil pública, fruto de atuação conjunta entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Cáritas Arquidiocesana e São Paulo e a Defensoria Pública da União, tem abrangência em todo o território nacional, no prazo de um mês, sob pena de multa diária de R$ 500 caso haja descumprimento.

    Atuaram no caso os defensores públicos federais Ana Lúcia Marcondes Faria de Oliveira, Daniel Chiaretti, Érico Lima de Oliveira e Marcus Vinícius Rodrigues Lima.

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conare-deve-reconhecer-prerrogativas-da-dpu-na-assistencia-a-refugiados/114984173

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)