Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auxílio-reclusão é deferido com base no último salário de contribuição

    há 11 anos

    Curitiba, 14/05/2013 - Em Curitiba, a 2ª Vara do Juizado Especial Federal Previdenciário determinou a concessão do auxílio-reclusão para mãe e filha, ambas assistidas da Defensoria Pública da União, que tiveram o responsável pelas finanças de casa preso em novembro de 2011.

    O benefício havia sido indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) porque o salário anotado na carteira de trabalho do segurado – R$ 915 – era superior ao previsto na legislação vigente à época do requerimento. No entanto, o último salário de contribuição, recebido pelo preso em agosto de 2011, foi de R$ 730,86.

    O defensor público federal Alfeu Eleandro Fabiane, responsável pelo caso, argumentou que “a interpretação autêntica de salário-de-contribuição define o conceito como ‘remuneração auferida durante o mês’, sem dispor sobre considerá-lo em seu valor mensal ou proporcional”.

    A sentença determina ao INSS conceder o auxílio-reclusão à esposa e à filha menor do preso e pagar as prestações vencidas desde a época da prisão – novembro de 2011.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-reclusao-e-deferido-com-base-no-ultimo-salario-de-contribuicao/100511580

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)