Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação da DPU impede execução extrajudicial de imóvel na Bahia

    há 11 anos

    Salvador, 07/05/20130 – Após atuação da Defensoria Pública da União (DPU), a Justiça Federal na Bahia determinou, em caráter liminar, que a Caixa Econômica Federal (CEF) se abstenha de efetuar qualquer medida de execução da hipoteca e leilão do imóvel de L.A.O. A medida cautelar proferida pela juíza Rosana Kaufmann, titular da 6ª Vara Federal de Salvador, ordenou ainda que o nome da assistida não seja inserido em cadastro de restrição ao crédito até que a ação seja julgada de forma definitiva.

    A ação ajuizada pela DPU na Bahia em fevereiro passado tem por objetivo possibilitar a arrematação do imóvel ou obrigar a Caixa Econômica Seguros a pagar o saldo devedor do apartamento, localizado no bairro Trobogy, em razão de cobertura securitária indevidamente negada.

    O imóvel foi adquirido pela mãe da assistida em 1997. Além do valor da amortização de juros, a parcela do financiamento incluía um valor para prêmios mensais de seguro. Dois anos depois, M.L.A. faleceu vítima de câncer e a assistida, então com 15 anos, ficou sob a tutela da tia materna, que não pôde assumir os compromissos.

    Na época, L.A.O. requereu administrativamente que a seguradora quitasse o saldo devedor do financiamento habitacional, mas teve o pedido negado, sob o argumento de que a doença de sua mãe era pré-existente à formalização do contrato. Para o defensor federal André Porciúncula, a negativa foi ilegal, pois inexiste qualquer perícia médica solicitada pela Cia de Seguros Gerais (Sasse), ligada à Caixa Econômica, que tenha apontado que M.L.A. já estava acometida pela doença ao adquirir o imóvel.

    Atualmente desempregada e com medo de perder o imóvel em que reside, a assistida procurou assistência jurídica da Defensoria Pública da União em novembro do ano passado.

    “A Caixa Econômica Federal assumiu o risco do contrato, uma vez que durante anos recebeu as parcelas de financiamento e do prêmio pagos pela mutuária originária sem fazer qualquer questionamento”, afirmou o defensor. Para ele, como agente gestora, a empresa pública é responsável pela cobrança e atualização dos prêmios do seguro habitacional, bem como pelo seu repasse à seguradora e deve cumprir com todas as obrigações advindas do sinistro.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-da-dpu-impede-execucao-extrajudicial-de-imovel-na-bahia/100499295

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)