Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Industriário consegue desbloqueio de conta após absolvição criminal

    há 11 anos

    Manaus, 26/03/2013 – O industriário desempregado D.A.P. conseguiu na Justiça Federal o desbloqueio de sua conta bancária em processo contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após quatro anos de sua absolvição criminal. A defensora pública federal Marília Silva R. de Lima, que atuou no caso, peticionou na quinta-feira (21) a liberação do valor de R$ 761,69 em favor do autor. A Defensoria Pública da União no Amazonas assistiu o industriário em ambos os processos, criminal e cível.

    O industriário havia sido acusado pelo Ibama de transportar pescado abaixo do tamanho mínimo permitido. Em agosto de 2009, a denúncia foi julgada improcedente para absolver o réu, uma vez que ficou provado que ele não concorreu para a infração penal. O acusado não estava a bordo da embarcação onde o pescado foi encontrado.

    Em dezembro passado, o juiz federal Dimis Braga declarou inexigível a multa cobrada e autorizou a devolução dos valores bloqueados na conta bancária do industriário. Ele destacou que apesar de as esferas penal, cível e administrativa serem independentes entre si, tal independência é limitada no caso de a sentença penal absolutória negar a existência material do fato ou a autoria do ato. O Ibama não recorreu.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4479
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/industriario-consegue-desbloqueio-de-conta-apos-absolvicao-criminal/100419202

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)