Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Família de recruta morto em serviço receberá indenização

há 11 anos

Salvador, 18/12/2012 - A Justiça Federal determinou o pagamento de indenização por danos morais aos pais de E.C.J., recruta morto por afogamento em março de 2006, aos 21 anos, quando prestava serviço militar obrigatório à Marinha. O valor da indenização fixado pelo juiz federal Pompeu de Souza Brasil é de R$ 150 mil reais. A União pode recorrer da decisão.

E.C.J não sabia nadar e faleceu após o naufrágio da embarcação do tipo chalana, que conduzia, além dele, dois marinheiros. O acidente ocorreu a apenas 52 metros do pier da Capitania dos Portos de Salvador.

De acordo com o defensor André Porciúncula, a embarcação era inapropriada para o serviço de inspeção naval ao qual foram designados e não havia equipamentos mínimos de segurança a bordo. Para ele, a Marinha errou ao designar recruta com inaptidão técnica para a atividade, quando poderia o ter encaminhado para função compatível com as suas limitações. “A União incorreu em ato ilícito omissivo ao deixar de adotar as cautelas necessárias para resguardar a integridade física dos seus recrutas", afirmou.

Segundo o relato dos pais, com a bolsa oferecida pela Marinha, o recruta contribuía para o sustento da família. Desde 2006, eles recebem pensão por morte militar correspondente à graduação de terceiro-sargento, promoção concedida pela força armada à vítima após o acidente.

O processo também foi acompanhado pelos defensores federais Carlos Eduardo Regilio e Diana Alves Argentino e correu na 3ª Vara Federal Cível da capital.

Assessoria de Imprensa

Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações267
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/familia-de-recruta-morto-em-servico-recebera-indenizacao/100252681

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)