Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudante volta a receber pensão por morte do avô

    há 11 anos

    Brasília, 14/12/2012 – O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar em mandado de segurança para garantir que a estudante D.F.G.S. volte a receber pensão por morte na condição de menor sob guarda.

    O objetivo da ação, impetrada pela Defensoria Pública da União (DPU), foi anular decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que julgou ilegal a concessão do benefício e o cancelou, em agosto de deste ano.

    Desde que nasceu, em 1992, D.F.G.S. dependia economicamente do avô M.J., servidor aposentado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ainda em vida, ele manifestou, por meio de escritura pública, a intenção de ajudar a neta. Após a morte de M.J., em 2002, a pensão foi pleiteada e concedida. Em outubro de 2011, o Juízo da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amapá confirmou a antecipação de tutela anteriomente deferida.

    De acordo com os argumentos do autor da ação, defensor público federal Gustavo de Almeida Ribeiro, o TCU não poderia cassar decisão judicial como se fosse administrativa. No pedido, o defensor citou ainda decisão anterior do STF em que o Plenário se manifestou pela legalidade de pensão por morte àquele que está na condição de menor sob guarda de servidor civil.

    Gustavo Ribeiro, que atua no Grupo de Atuação Extraordinária junto ao Supremo Tribunal Federal (Gaext) da DPU, destacou também que a cassação da pensão por morte causou prejuízos variados à estudante. Ela dependia economicamente do avô e “o valor recebido a título de pensão tem caráter alimentar, sendo necessário à sua sobrevivência”.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4476
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações149
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudante-volta-a-receber-pensao-por-morte-do-avo/100245848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)